A Ofebas oferece assistência psicológica gratuita às famílias em situação de vulnerabilidade social por meio do Projeto Continuar a Viver. O objetivo é acolher e cuidar das famílias enlutadas. Abaixo, entenda a importância do acompanhamento profissional durante o processo do luto e conheça os projetos desenvolvidos pelo setor de psicologia da nossa organização.
Por que acompanhamento profissional no luto?
O luto é um processo de reações físicas e psicológicas que o ser humano enfrenta ao vivenciar uma perda significativa. Entender os sentimentos e comportamentos presentes nesta fase possibilita você a vivenciar um processo de luto saudável. O nosso objetivo não é eliminar sofrimento, anulando os sentimentos, mas ofertar acolhimento e escuta genuína, além de acompanhar todas as fases e dificuldades que este momento possui.
Alguns exemplos de comportamentos prejudiciais nesta fase são: sofrimento intenso por um longo período após a perda; pensamentos repetitivos sobre quem se foi de forma a prejudicar a rotina; não aceitar a partida ou acreditar que aquela pessoa irá voltar; não conseguir estabelecer uma nova rotina etc.
O luto pode causar:
Baixa imunidade, contraindo gripes e viroses com mais facilidade;
Assistência psicológica da Ofebas
O luto surge como um turbilhão de emoções em resposta à perda de um ente querido. Sentimentos como amor, raiva, medo, saudade e dificuldade de aceitação podem se misturar e persistir por um longo período.
Compreendendo o luto e a necessidade de apoio em um momento tão delicado, a Ofebas, através do Projeto Continuar a Viver, oferece assistência psicológica gratuita às famílias de baixa renda que estão passando pelo luto.
As sessões de psicologia são marcadas quinzenalmente com a psicóloga, que trabalha com a abordagem Análise Comportamental, a qual oferece ferramentas valiosas para lidar com as emoções complexas que surgem durante o luto.
As sessões são destinadas somente às famílias que passaram pela assistência social e estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Continuar a Viver
Esse programa é conduzido pelos setores do serviço social e psicologia. É um assessoramento às famílias socialmente vulneráveis após falecimento do ente querido que conta, inclusive, com atendimento psicológico gratuito. Esse programa recebeu certificação do Selo Social em 2021.
A assistência psicológica da Ofebas é voltada às famílias de baixa renda que tiveram direito ao auxílio funeral gratuito ou parcial. Quem faz o direcionamento ao setor é o serviço social da organização, que visa orientar e garantir direitos às famílias enlutadas, assim como encaminhar aos órgãos competentes e às redes de assistência social.
A assistência psicológica pode ser oferecida ao grupo familiar ou de forma individual, fornecendo às pessoas uma vivência ao processo do luto de maneira mais acolhedora, com escuta e atenção aos sentimentos.
O programa Continuar a Viver trata-se de um atendimento humanizado à família. Surgiu da necessidade observada durante o assessoramento às famílias enlutadas atendidas pela gratuidade. Foi notado que, além de receberem a orientação nas áreas jurídica, social e saúde e encaminhamentos para rede de assistência, as famílias necessitavam também de atendimento psicológico para que conseguissem lidar com a dor do luto. O objetivo do programa é amparar essa família de forma integral no luto, evitando problemas que acarretem dificuldades na vida profissional e pessoal.
A OFEBAS é a primeira organização funerária a disponibilizar um espaço de atendimento ao luto de forma integral, e isso foi possível, inicialmente, com a extensão universitária e a parceria com a Universidade Paulista (UNIP), campus Sorocaba.
Hoje, a organização disponibiliza psicólogas para iniciarem o acompanhamento com as famílias e, posteriormente, é possível realizar encaminhamentos às redes parceiras.
Através do atendimento psicossocial, as famílias enlutadas têm a oportunidade de fortalecer a autonomia, assim como a possibilidade de se transformarem em protagonistas da própria história e continuarem a viver.
Cuidando de quem cuida
Na Ofebas, o cuidado se estende além das famílias enlutadas, alcançando também os nossos colaboradores que estão na linha de frente da assistência, como os agentes funerários, recepcionistas e atendentes. Reconhecendo o impacto emocional que o trabalho exige, é oferecido suporte psicológico para que a equipe possa se cuidar.
A terapia pode ser realizada como um tratamento preventivo. É a prevenção, a conscientização e o cuidado com a nossa saúde mental e o bem-estar para que possamos acolher cada vez melhor nossas famílias.
Encontros On-line
Toda última segunda-feira do mês, às 19h, a Ofebas promove encontros online, por meio do Grupo Luzes de Acolhimento. Abordamos variados temas, como pais que perderam os filhos; filhos que perderam os pais; perda pet; o cuidado com a saúde mental durante o luto; morte violenta etc. Nos acompanhe pelas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro dos temas mensais!
Esses bate-papos oferecem um espaço seguro para escuta, troca de experiências e reflexão sobre o luto, saúde mental e bem-estar. Um convite para compartilhar, aprender e crescer juntos.
O evento é totalmente gratuito e aberto às pessoas com mais de 18 anos que estejam interessadas. Para participar, apenas é necessário se inscrever previamente por meio do link abaixo:
Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (15) 99849-1758 ou pelo e-mail psicologia@ofebas.org.br.
Permita-se ser cuidado. Falar sobre aqueles que amamos e que agora se foram é a possibilidade de mantê-los vivos em nossas memórias e honrar a sua existência. E a quem ficou, é permitir que você se reorganize, por você, por ele(a) e pelo amor vivo entre vocês.